O Cooperativismo de Crédito é um sistema financeiro que tem como objetivo proporcionar crédito e moeda por meio da mutualidade. Preocupa-se em eliminar os intermediários na captação de recursos, nos investimentos e na concessão de empréstimos, fazendo do tomador e do investidor uma só pessoa.

O Cooperativismo de Crédito se destaca pela observância dos princípios da boa gestão empresarial.

A Cooperativa de Crédito é uma sociedade constituída por pessoas unidas pela cooperação e ajuda mútua que se organizam para desenvolver programas de assistência financeira e de prestação de serviços, buscando obter o adequado atendimento de suas necessidades econômicas.

Enquanto serviços, oferece a seus associados empréstimos pessoais, financiamentos de bens duráveis, orientações para compras a prazo e investimentos, conta corrente, cheque especial, RDC/ CDC (Depósito a Prazo Cooperativo), recebimento de proventos, seguros, serviços de saneamento financeiro e etc. Por isso, assim como os bancos precisa de autorização e regulamentação do Banco Central para funcionar.

A Cooperativa de Crédito se diferencia das demais instituições financeiras pela maneira como faz suas operações, por não ter fins lucrativos, praticam as taxas de juros abaixo da média do mercado.