EVOLUÇÃO DA COOPERATIVA

A história do SICOOB TRIÂNGULO tem início na década de 1990, quando um grupo de 20 sócios-fundadores, associados (funcionários) das empresas do Grupo Algar sonharam em criar a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo Algar Ltda. – CREDIALGAR. Em 29 de março de 1996, o sonho foi concretizado. 

A Cooperativa tinha como produto principal o empréstimo pessoal. Com vistas a um maior desenvolvimento, filiou-se ao SICOOB CENTRAL CECREMGE, que é a Central das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado de Minas Gerais Ltda.; órgão representativo que presta assessoria técnica, financeira, administrativa, educativa e promocional as cooperativas.

Até o ano de 2004, a Cooperativa já contemplava outras linhas de crédito, tais como: Antecipação da Restituição do Imposto de Renda; Adiantamento de Férias; Prêmio e Remuneração Variável; Adiantamento de Décimo Terceiro Salário e Parcelamento de IPVA (imposto de propriedade de veículos automotores). 

No ano de 2005, mudou sua sede do Distrito Industrial de Uberlândia, situada na Avenida Comendador Alexandrino Garcia nº 2689, para a Rua Duque de Caxias nº 75, no centro de Uberlândia, o que proporcionou um melhor atendimento aos seus cooperados.

A partir de 2006, ampliou as linhas de crédito, oferecendo para o cooperado financiamentos diversos, contemplando aquisição de computadores e periféricos; material de construção, automóvel, pacotes turísticos, equipamentos de segurança residencial, móveis e eletrodomésticos.

No ano de 2007, também tornou-se integrante do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil - SICOOB, passando a operar com o SISBR, um sistema de automação com abrangência nacional que proporciona atendimento em rede integrada com outras cooperativas de crédito distribuídas em todo o país; a adesão ao SICOOB garantiu também o acesso à Câmara de Compensação e ao mercado interfinanceiro por meio do BANCOOB - Banco Cooperativo do Brasil. 

Em 2009, efetuou nova alteração em sua denominação para Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo Algar Ltda. – SICOOB CREDIEMPAR. A mudança restringiu-se apenas ao nome, não representando alterações em sua estrutura, essência de sua marca, princípios ou valores.

Em 2018, a diretoria, com uma visão ainda mais arrojada, sentiu a necessidade de ampliar o campo de atuação da Cooperativa e propôs a reforma do estatuto social, que foi aprovada pelos cooperados e sancionada pelo Banco Central do Brasil. As mudanças contemplaram, além da alteração da razão social para Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo Algar e Empreendedores do Triângulo Mineiro Ltda. – SICOOB TRIÂNGULO, a permissão para associar pessoas jurídicas fornecedoras de produtos ou serviços às empresas do Grupo Algar e as entidades associadas à Cooperativa, podendo acolher também seus proprietários, sócios, empregados e administradores. Outra conquista foi a aprovação da permanência, na Cooperativa, de empregados desligados ou que venham a se desligar, a partir de 2018, das empresas do Grupo Algar e a atuação do SICOOB TRIÂNGULO nas localidades onde estão instaladas as empresas da holding. Com isso, a Cooperativa ganhou um vasto campo a ser explorado, o que lhe trará ganhos em escala e solidificará o quadro de associados.

Nessa trajetória de crescimento, o SICOOB TRIÂNGULO jamais deixou de lado o espírito empreendedor e cooperativista de seus sócios-fundadores e está sempre em busca soluções que resultem em mais qualidade de vida para os cooperados, sustentabilidade para o negócio, taxas de juros mais acessíveis e tarifas reduzidas.