Desde que começou a oferecer serviços e produtos não financeiros dentro de seu Super App – um aplicativo que oferece mais do que simplesmente a gestão de sua conta bancária - o Sicoob – instituição financeira cooperativa – vem observando uma forte adesão por parte de seus cooperados a esta modalidade. Exemplo disso foi o ano de 2020, quando foram comercializados mais de R$ 72 milhões destes produtos nos canais digitais do Sistema.


O processo faz parte de um programa mais amplo de implementação do Open Banking, que a instituição tem tratado como uma importante iniciativa do Banco Central para promover a competição e a inovação no Sistema Financeiro Nacional.


São diversos produtos ofertados atualmente no App Sicoob e Poupança, como entretenimento, games, música, TV a cabo, serviços de transporte, apps diversos e delivery de alimentos, por exemplo. As lojas parcerias são Google Play, Spotify, Uber, iFood, Steam, Xbox, PlayStation, Dazn, Claro TV, Sky, Oi TV, além da recarga de celulares pré-pagos das principais operadoras.


O funcionamento é muito simples: nos aplicativos do Sicoob, basta selecionar o serviço digital desejado, escolher o valor da recarga e confirmar a operação. O cooperado receberá imediatamente o código para ativação nas plataformas parceiras, tudo isso de forma simples e segura.


De acordo com Antônio Vilaça Júnior, Diretor de Tecnologia do Sicoob, houve aumento da procura por serviços digitais durante a pandemia principalmente por conta do isolamento social. “Buscamos disponibilizar todas as soluções para facilitar a vida dos cooperados neste momento complexo que estamos passando. Neste caso, viabilizamos a contratação de produtos/serviços de parceiros diretamente pelo App Sicoob, no ambiente dos cooperados, evitando o seu deslocamento”.


Segundo o Sicoob, o produto mais procurado é a recarga de celular pré-pago, seguido pelos serviços digitais Google Play, Uber e IFood. É possível, inclusive, adquirir vale-presente destes serviços e enviar para alguém especial.


Na avaliação de Vilaça, a soma das transações mostra que essa modalidade de compras já caiu no gosto dos cooperados. “Se olharmos para a quantidade de transações, tivemos um crescimento de 2 milhões de operações em apenas três meses. É um campo em que acreditamos que haverá um grande aumento de usuários, porque facilita demais o dia a dia da pessoa”, finaliza.


Além dessa novidade, o Sicoob continua firme na sua oferta de produtos e serviços financeiros, como conta corrente, poupança, crédito, investimentos, seguros, consórcios, previdência privada, soluções para pagamentos e recebimentos, entre outros, sempre em condições mais justas.


No cooperativismo, os cooperados são os verdadeiros donos do negócio e, por isso, a inclusão financeira e a prosperidade onde o Sicoob está inserido são marcas que o Sistema carrega em seu DNA.


Sobre o Sicoob – Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios. É formado por mais de 380 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Sua rede de atendimento físico é a terceira no Sistema Financeiro Nacional, com mais de 3 mil pontos de atendimento. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.